Confira 5 dicas para manter seu smartphone novinho
Nada melhor do que tirar um smartphone novinho da caixa e escutar aquele barulhinho do plástico sendo removido da tela – chamado por muitos de “o som do capitalismo”.
Investir em um novo aparelho é algo cada vez mais difícil para os brasileiros, não só por causa da atual crise econômica que nosso país passa, como também pelos elevados preços, até mesmo para dispositivos de entrada – o Galaxy J8 que o diga, né Samsung?
Mas a Udemy, um marketplace global de ensino e aprendizado online, compartilhou com o TudoCelular 5 dicas muito úteis para estender a vida útil de seu dispositivo. As listaremos a seguir:1- Proteção com capa e película
A menos que você tenha um seguro por quebra ou danos acidentais, utilizar uma película e capa de proteção é algo indispensável, afinal de contas, quedas podem não só desfigurar o aparelho ou arranhá-lo, mas também inutilizá-lo por completo (dependendo do modelo).
É claro que, em alguns casos, a beleza do portátil acaba sendo “escondida” por esse tipo de acessório, mas esse é o preço que temos que pagar para manter nossos portáteis como novos.
E nada de optar por capinhas de camelô, viu? Afinal de contas, elas podem até mesmo arranhar o corpo do dispositivo, sem contar que, essas geralmente amarelam mais fácil com o tempo e tem um acabamento de péssima qualidade.2 – Atenção redobrada
Não adianta nada utilizar a melhor capa e película, se você não presta atenção aonde deixa o seu portátil.
Para quem mora no Brasil, a atenção tem que ser redobrada, evitando deixar os aparelhos em locais onde possam ser danificados por quedas, líquidos, bem como também aonde possam ser furtados.
Lembre-se que eletrônicos em geral não se dão muito bem com líquidos, temperaturas extremas e diversos componentes químicos, então, é bom conferir se esqueceu o aparelho dentro do carro ou na geladeira – quem nunca? 😅3 – Limpeza periódica
Realizar uma limpeza periódica no seu smartphone também é um importante passo para conservá-lo, livrando-se de manchas, adiando a oxidação, e expandindo o tempo de uso.
Um simples pano umedecido (cuidado, não vale encharcar de água) já resolve, na maior parte dos casos.
É bom tirar a capinha e dar uma lavada também, de tempos em tempos, vendo que poeira pode se acumular entre o aparelho e o acessório e ocasionar arranhões.4 – Cuidados com o software
Muita gente não costuma fazer isso, mas é bom formatar seu aparelho de vez em quando, para garantir não só um melhor resultado, como também a eliminação de, muitas vezes, apps desnecessários que acabamos nem utilizando.
O bom e velho “reset de fábrica” é um jeito simples de fazer isso – mas é bom reservar algumas horinhas para tal, vendo que o procedimento pode demorar um pouco.
Recomenda-se realizar uma formatação a cada seis meses, mas isso vai de usuário para usuário. Backup das coisas importantes também é algo imprescindível, então, nunca deixe de fazer!5 – Evitar apps e sites suspeitos
Se você é usuário de Android, é bom tomar muito cuidado com aplicativos e websites suspeitos, vendo que os hackers e cibercriminosos estão cada vez mais criativos quando se trata de infectar dispositivos.
A infecção pode não só comprometer seus dados bancários, informações pessoais, fotos e redes sociais, como também fazer com que seu smartphone exiba anúncios indesejados e até minere algumas criptomoedas, o que acabará comprometendo diretamente a experiência de uso.
Caso opte pela utilização de um anti-vírus, recomendamos instalar apenas um, pois mais de um pode acabar atrapalhando em vez de ajudar.
Se seu aparelho estiver se comportando de forma estranha, aconselhamos levá-lo em um centro de serviço autorizado para que seja feito um diagnóstico.
4 dicas para aumentar a vida útil do seu celular
Ao sair de casa por longos períodos, provavelmente você levará alguns itens necessários como chave, carteira e celular. Durante essa saída, basta conectar seu smartphone a internet para conferir suas mensagens, atualizar suas redes sociais, fazer pesquisas na internet e até mesmo ler a notícia mais recente do portal de tecnologia que você acompanha.
- Como e quando você deve desativar o 5G do iPhone 12
- Confira 10 dicas para manter o seu smartphone seguro e longe de problemas
- Como adicionar widgets na área de trabalho do iPhone no iOS 14
Com o passar do tempo, os smartphones começaram a ter um papel mais significativo durante a rotina das pessoas. Além de ser uma ferramenta móvel de alta tecnologia, um celular pode exercer diferentes papéis no dia a dia do usuário, seja como uma ferramenta de trabalho, ou como um meio de comunicação, as maneiras de uso do dispositivo chegam a ser quase infinitas.
Nessa perspectiva, ao adquirir um smartphone é necessário manter alguns cuidados durante seu uso diário. Celulares são dispositivos que possuem uma vida útil estimada desde seu período de compra, em alguns casos esses dispositivos chegam a durar até mesmo mais do que o esperado, justamente pela forma como seus usuários preservam o aparelho.
- Quer cuidar melhor da bateria do seu celular? Veja estas dicas de especialistas
- O que fazer quando o touch do celular não funciona?
- 5 coisas que você não deveria fazer no seu Android
Sendo assim, o uso indevido de um dispositivo a longo prazo, pode acabar saindo muito caro, afinal, adquirir um smartphone de qualidade não tem um custo muito baixo, por isso, é importante encontrar maneiras de prolongar a vida útil de seu smartphone. A seguir em nossa matéria, confira algumas dicas de como aumentar a vida útil de seu celular.
Como aumentar a vida útil do seu celular
1. Cuide da saúde de sua bateria
É natural que a saúde da bateria de seu smartphone venha a se desgastar. Esse fenômeno, acontece por conta do envelhecimento químico que ocorre nos íons de lítio, esses que estão presentes na maioria dos celulares como a melhor tecnologia em armazenamento de energia. Suas antecessoras, as baterias feitas de zinco-carbono ou alcalina, não possuíam as mesmas propriedades dos íons de lítio que chegam a produzir uma tensão até mesmo duas vezes maior.

Nesse sentido, as baterias feitas deste material são recarregáveis e proporcionam um maior tempo de uso e armazenamento de energia. No entanto, existem diversos fatores que a longo prazo podem afetar o armazenamento de bateria de seu dispositivo, diminuindo a capacidade máxima da bateria e causando a necessidade de carregamentos mais longos e com mais frequência. Confira algumas dicas de como cuidar da bateria de seu smartphone.
- Use o carregador original de seu celular;
- Carregadores turbo, podem ser utilizados contanto que as especificações de tensão sejam adequadas ao seu aparelho;
- Em casos de super aquecimento, evite carregar seu celular utilizando capa protetora ou sob superfícies que armazenam calor;
- O “Bloqueio automático de tela” pode prolongar o uso da bateria;
- Evite usar o “Brilho” de tela no máximo por longos períodos;
- Evitar utilizar seu celular durante o carregamento;
Como escolher o melhor celular
Escolher o melhor celular novo envolve conhecer a ficha técnica do smartphone e características que atendem ao seu perfil de uso. Quesitos como bateria para um dia inteiro, tela de alta resolução para assistir séries, processador poderoso para jogos e qualidade de câmeras para caprichar nas fotos são alguns dos aspectos técnicos que podem ser levados em consideração no processo de compra de um smartphone. Confira a seguir como analisar as especificações do telefone e como identificar qual atributo mais pesa na balança levando em consideração as necessidades de cada usuário.
👉 Veja as melhores promoções em celulares na Shoptime!*
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/C/I/8cfMAsTlWJTunDHDrB5Q/celular-custo-beneficio.png)
Veja dicas para comprar um smartphone novo — Foto: Reprodução/TechTudo
👉 Vote! TechTudo escolhe os melhores celulares de 2020
🔎 Como se proteger das tentativas de clonar o celular
*Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.
Tela
A tela é aspecto fundamental do celular, já que ela é a principal forma de interação com o aparelho. De um modo geral, há três aspectos técnicos que servem para diferenciar um display de entrada de um modelo mais sofisticado: resolução, tecnologia do painel e, mais recentemente, velocidade de tela.
Tela de alta resolução é algo importante para quem gostar de assistir filmes e séries no celular, por exemplo. Caso este não seja o seu foco, pode ser que resoluções mais altas não façam tanta diferença e provavelmente aparelhos com tela HD ou HD+ devem dar conta do recado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/B/0/Kp1IdoR4eWjghadLrV1Q/galaxy-note-20-ultra-5g-06-por-thassius-veloso.jpg)
Tela de alta resolução é importante para quem quer curtir filmes e séries no celular — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Um truque simples que pode ajudar na hora de verificar o nível de definição de cada tela é observar a densidade de pixels por polegada do display numa conta que considera o tamanho de tela e resolução. Caso a densidade seja igual ou superior a 326 pixels a cada polegada, a tela tem alta definição. Se for inferior, o usuário pode acabar percebendo imagens e interface gráfica mais granuladas na tela.
Outro critério importante são as tecnologias de tela. Em celulares, há dois grandes grupos no momento: display OLED, usado normalmente em aparelhos premium; e as telas IPS LCD, comuns em celulares de perfil mais intermediário ou de entrada. No geral, o OLED é superior por oferecer melhor contraste, tons escuros mais precisos e cores mais vivas. Porém, o LCD também pode render telas com reprodução de cor mais precisa dependendo do fabricante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/U/7/HOzr4dT7ADcrLyTCTbmg/galaxy-note-20-ultra-5g-04-por-thassius-veloso.jpg)
Verificar densidade de pixels e tecnologia da tela são importantes na hora de comprar um smartphone novo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Também é importante verificar a questão da velocidade de tela. Ela é medida em Hertz (Hz) e determina quantas vezes o display atualiza por segundo: quanto mais rápida a tela, mais fluida são as transições. Celulares mais caros podem oferecer modos de 90 ou 120 Hz, enquanto que o padrão de 60 Hz é o mais comum atualmente na indústria de smartphones.
👉 Veja as melhores promoções em celulares na Shoptime!
Processador
O processador é o cérebro do celular. Este é componente que recebe e realiza instruções passadas pelo sistema operacional e os apps utilizados. O processador é responsável pelos cálculos que o smartphone realiza e, por conta disso, quanto mais poderoso ele for, melhor o desempenho do telefone.
Chips poderosos são indicados para usuários que procuram um aparelho capaz de encarar tarefas mais pesadas, como apps mais exigentes, como editores de vídeo e jogos com gráficos realistas. Além disso, envelhecem melhor com o passar do tempo. Para quem não precisa de tanto poder computacional, um processador intermediário tende a ser suficiente para surfar na internet, usar aplicativos de redes sociais e mensageiros sem travamentos ou engasgos.